10h15

Impactados pela presença

Confira visitas ao Baixo Sul da Bahia que marcaram o ano de 2016

Compartilhe
Tamanho do texto

O ano de 2016 foi marcado por encontros transformadores. Estudantes, parceiros, investidores, jornalistas e Integrantes Odebrecht viajaram ao Baixo Sul da Bahia e puderam vivenciar como a educação contextualizada, a geração de trabalho e renda, a cidadania e o respeito ao meio ambiente se dão na prática. O resultado foi um grande intercâmbio de experiências entre visitantes e beneficiários dos programas apoiados pela Fundação Odebrecht.

Um deles aconteceu em janeiro, quando a jornalista Marcela Caetano e o fotógrafo Felipe Gabriel da Silva, da Revista Dinheiro Rural, entrevistaram agricultores familiares que conquistaram, em 2015, a certificação socioambiental da Rede de Agricultura Sustentável (RAS), identificada pelo selo Rainforest Alliance Certified™. Juntamente com a equipe da Organização de Conservação da Terra, instituição que apoiou para que o grupo de 17 produtores conseguisse o feito, eles viram de perto o cumprimento de normas que respeitam a conservação dos recursos naturais. A visita se transformou em uma reportagem impressa e publicações nos canais digitais do veículo (confira aqui).


Foto com a família de Seu Marivaldo, um dos agricultores certificados

O ano também foi de descobertas para os dois grupos de estudantes de jornalismo que participaram do Programa Correio de Futuro, do Jornal Correio*, em 2016. Em junho e novembro, eles conheceram casas familiares, cooperativas e áreas reflorestadas com certificação internacional. Tudo foi registrado pelas lentes e gravadores dos futuros repórteres, que utilizaram o material coletado para matérias e conteúdos audiovisuais. Veja uma das reportagens produzidas!

Já em setembro, duas grandes visitas ocorreram. No dia 06, a Fundação recebeu os vencedores do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável do México como parte da premiação, conquistada por meio de um projeto voltado para o reflorestamento e comercialização de plantas endêmicas ameaçadas de extinção. Já nos dias 14 e 15, foi a vez dos executivos da Mitsubishi Corporation encontrarem os adolescentes beneficiados pela Casas Familiares. Desde 2009, a instituição é parceira das unidades de ensino em prol de uma educação contextualizada, que visa a formação de novos empresários rurais na região. Clique aqui e saiba mais sobre este encontro.


Executivos da Mitsubishi receberam placa de agradecimento pela parceria

Entre os meses de setembro e dezembro, quatro visitas foram realizadas por mais de 100 Integrantes da Braskem, de unidades de norte a sul do país. Comum a todos, a emoção em conversar com adolescentes que eles apoiam por meio do Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, da Fundação. “Sou Agente do Futuro desde o ano passado, mas nunca tinha vindo até aqui e visto um projeto de perto. é diferente, porque conseguimos visualizar a grandeza deste trabalho”, disse Crisnei Spitti, da unidade de Camaçari (BA). Os Integrantes também foram impactados com o trabalho do Instituto Direito e Cidadania (IDC), que integra a vertente cidadã do Programa PDCIS, da Fundação. Confira a cobertura de uma das viagens. 


Integrantes da Braskem e alunos de Casa Familiar

Além desses encontros, estudantes de diversas instituições do País e representantes do setor privado e público também marcaram presença na região. No decorrer do ano, cerca de 40 visitas foram realizadas. Confira todas elas clicando aqui.

 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital