15h00

Pelo trabalho e para a vida

Entenda como a Tecnologia Empresarial Odebrecht é aplicada por beneficiários e Integrantes de instituições sociais apoiadas pela Fundação Odebrecht

Compartilhe
Tamanho do texto

Everlane Souza, 16 anos, já chega para mais uma semana de aula na Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), onde cursa o terceiro ano do curso Técnico em Florestas, sabendo o que esperar: um mundo repleto de novos conhecimentos. Por meio da Pedagogia da Alternância, passando cinco dias em período integral na instituição e 15 junto à família, aplicando o que aprendeu, a adolescente está se tornando uma empresária rural. E nesse caminho, além do ensino teórico e prático necessários para a formação, outro ingrediente contribui para que Everlane seja preparada também para a vida: a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO).

Moldada sobre valores recebidos na educação familiar, a TEO é uma filosofia concebida por Norberto Odebrecht. Sistematizada em livros, editados e comercializados pelo Programa Editorial da Fundação Odebrecht, é também disponibilizada a outras instituições por ela apoiadas no Baixo Sul da Bahia, como a Cfaf. “A Educação pelo Trabalho para mim é muito importante, como no cuidado com a minha horta orgânica”, afirmou Everlane ao falar sobre um dos conceitos da TEO praticados por ela, cujo aprendizado é conquistado através da prática.

Para Débora de Jesus, agricultora e ex-aluna da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), os ensinamentos da TEO marcaram a sua vida. “Garanti muitos ensinamentos através dos livros, como a certeza de que a disciplina gera a confiança e que devemos servir bem para servir sempre. é isso que acredito e aplico junto a minha comunidade”, disse. Formada em 2015 pela CFR-I, Débora é associada da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), instituição também apoiada pela Fundação através do Programa PDCIS, garantindo assim, a comercialização da sua produção de palmito de pupunha.


Segundo Débora de Jesus, os ensinamentos da TEO marcaram sua vida

Importante não só para beneficiários, a TEO também é referência em instituições sociais, a exemplo do Instituto Direito e Cidadania (IDC). “Eu costumo associar os resultados do IDC e a imagem que construímos aos ensinamentos da TEO”, conta a Diretora Executiva Maria Celeste Pereira. A Mediadora Comunitária do IDC, Joína Oliveira, reforça que a vivência profissional fica mais fácil quando há a associação com os princípios da tecnologia. “A gente vê nas pessoas oportunidades e que podemos fazer a diferença em suas vidas. Isso para mim é o Espírito de Servir”, diz.


Programa Editorial

As publicações que sistematizam a TEO integram parte do acervo do Programa Editorial e, atualmente, são editadas e comercializadas pela Fundação Odebrecht. é possível adquirir os livros, alguns deles em três idiomas, também em versão digital (eBook). Clique aqui e saiba mais!

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital