11h41

Cacauicultura: tecnologia e inovação

Casa Familiar Agroflorestal sedia evento marcado pela troca de conhecimentos entre estudantes e especialistas sobre a cultura do cacau

Compartilhe
Tamanho do texto

“Cacauicultura: tecnologia e inovação” foi o tema do III Seminário Microrregional realizado em fevereiro pela Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), instituição apoiada pela Fundação Odebrecht através do Programa PDCIS. Com cerca de cem participantes, entre alunos, equipe pedagógica e agricultores dos municípios baianos de Nilo Peçanha e Igrapiúna, o evento foi marcado pelo estímulo à modernização na prática da atividade por meio de palestras de especialistas e troca de experiências entre jovens das Casas Familiares.

José Geraldo de Almeida, Engenheiro Agrônomo da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), foi um dos palestrantes do dia. Para ele, o Seminário representa um avanço importante para produtores da região. “Apresentamos novos parâmetros produtivos na busca constante pela melhor produtividade. Sem perder de vista a questão da sustentabilidade, desejamos que os jovens sejam os protagonistas da agricultura familiar do Baixo Sul da Bahia”, afirmou. Sistemas Agroflorestais, modernização da lavoura cacaueira e novos clones da cultura foram alguns dos temas apresentados por representantes da Ceplac.

Integrantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Mandioca e Fruticultura, parceira das Casas Familiares, também participaram ativamente das atividades através de seminários e oficinas práticas. Segundo Letícia Stefany Luz, 16 anos, aluna da Cfaf, o momento somou conhecimentos para a implantação dos projetos educativo-produtivos que serão realizados pelos jovens em 2017. “Gostei muito do tema por ter muita relação com a nossa alternância.  Levarei as técnicas que aprendi para a minha comunidade, fazendo o papel de multiplicadora, dividindo com os agricultores da minha região. O cacau é a principal fonte de renda da minha família”, disse.

Realizados anualmente pelas instituições de ensino apoiadas pela Fundação, os Seminários Microrregionais se configuram como um importante encontro para o fortalecimento da agricultura familiar. Em nome da Cfaf, a Diretora Rita Cardoso agradeceu a presença de todos no evento da instituição, ressaltando os parceiros presentes. “Temos o compromisso de transformar a realidade dos jovens através da geração de oportunidades para o desenvolvimento das suas famílias. Este Seminário trouxe informações relevantes sobre a cultura do cacau e foi marcado pela consolidação da nossa parceria com Ceplac e Embrapa, duas das mais renomadas empresas brasileiras de pesquisa do País” ressaltou.
  

 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital