10h47

Transformação em curso

Neutralização de evento promovido pela Odebrecht possibilita a plantação de mil mudas em propriedade de agricultor familiar beneficiado pela Fundação

Compartilhe
Tamanho do texto

Quem conhece a propriedade do agricultor familiar Eliseu de Oliveira, localizada em Ibirapitanga (BA), sabe que uma grande transformação está em curso. Isso porque mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica começaram a ser plantadas no local pela Organização de Conservação da Terra (OCT). A ação, que possibilitará a recuperação de uma nascente, passou a ganhar forma em outubro de 2016, quando a Organização Odebrecht, em parceria com a Fundação, financiou a neutralização de 167 toneladas de carbono emitidas na cerimônia do 8º Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável.

Segundo Volney Fernandes, Diretor Executivo da OCT, a iniciativa converge interesses econômicos com a conservação, mostrando que a Odebrecht está fazendo a sua parte em prol do meio ambiente. “é percebido que, se não houver repactuação das instituições visando a conexão de interesses pelo bem comum, poderemos ter dificuldade de nos adaptar aos efeitos das mudanças climáticas. Mesmo sem a obrigatoriedade da compensação das emissões desse evento, essa atitude evidencia o comprometimento com o nosso planeta”, disse.

Durante a cerimônia, cartões entregues aos presentes compartilhavam uma mensagem enviada pelo agricultor Eliseu. “Para essa nascente eu espero, com a ajuda de vocês, só coisas boas e poder influenciar os vizinhos a criar uma corrente pela preservação ambiental”, registrou. Nessa ação, os participantes também tiveram suas emissões médias de carbono, equivalente a um período de 15 dias, neutralizadas. 

Em abril de 2017, segundo informações fornecidas pela OCT, o plantio das mil mudas deverá ser concluído. “A nascente só estará totalmente coberta após três anos. Mas em 12 meses, já iremos perceber uma mudança significativa da vegetação”, explicou Fernandes. Ele ainda reforça que os benefícios gerados na propriedade de Eliseu vão além do plantio de mudas: agricultores familiares são capacitados, recebem pagamento pelo serviço ambiental, apoio na regularização ambiental de suas propriedades e ainda passam a ter acesso a melhorias de saneamento básico. A OCT integra a vertente ambiental do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), da Fundação Odebrecht.

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital