12h21

Juventude promissora

Projeto que incentiva o Protagonismo Juvenil inicia atividades para a formação de 30 adolescentes

Compartilhe
Tamanho do texto

Inspirado no conceito de Protagonismo Juvenil, onde o jovem é o elemento central e transformador de sua realidade, o Instituto Direito e Cidadania (IDC) executa o Projeto Trilhando Caminhos. Realizado no munícipio baiano de Presidente Tancredo Neves, desde 2010, tem como público-alvo adolescentes entre 14 e 17 anos. Ao longo de dois anos, eles participam de atividades socioeducacionais, teóricas e práticas, que buscam desenvolver a formação humana, crítica, cidadã e profissional. Cerca de 330 jovens já foram beneficiados.

Em abril, o projeto deu início ao segundo ciclo de formação dos 30 adolescentes que ingressaram na iniciativa no ano passado. Curso de empresariamento em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), seminários de desenvolvimento humano e de escolha profissional, além de visita a instituição de ensino superior são algumas das atividades previstas. “Todas estas ações visam contribuir com reflexões sobre a visão de futuro, fortalecendo a formação dos adolescentes”, afirma Neméia Aiêxa, Coordenadora do Trilhando Caminhos no IDC.

Jaqueline Almeida, 18 anos, não esconde suas expectativas com a continuação da formação. “O primeiro ano foi bem interessante, pois refletimos sobre nossa identidade. Agora, sei que as temáticas irão acrescentar ainda mais, já que serão focadas na escolha e atuação no mundo do trabalho”, disse. Nesta etapa, os participantes são desafiados a organizarem-se em grupos e planejarem ações de responsabilidade social voltadas para crianças e adolescentes do município. Em 2016, mais de mil pessoas foram beneficiadas indiretamente.

Para Neméia, o Trilhando Caminhos é um espaço de acolhimento e estímulo ao desenvolvimento humano. “Nele consigo observar o desabrochar de potenciais, a construção do pensamento crítico, a criação de estratégias para lidar com as suas limitações. Vejo adolescentes refletindo sobre suas vidas, seus sonhos e isso é estimulante e desafiador ao mesmo tempo”. Executado pelo IDC, que integra a vertente cidadã do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), da Fundação Odebrecht, o projeto é apoiado pelo Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, também coordenado pela Fundação.

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital