08h29

Base cultural e filosófica

Tecnologia Empresarial Odebrecht ultrapassa barreiras da Organização Odebrecht e inspira gestão de empresa na Bahia

Compartilhe
Tamanho do texto

Desde que foi concebida por Norberto Odebrecht, há mais de 70 anos, e sistematizada em livros, a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) ultrapassa as barreiras da Organização Odebrecht. Considerada como uma filosofia de vida centrada na educação e no trabalho, a TEO vem sendo utilizada como base para a formação de novos empresários e na gestão de instituições, a exemplo do Grupo Icatu Bahia, especializado em recrutamento e seleção.

“A educação e o respeito pelo trabalho e por quem produz resultados nortearam minha postura e atuação profissional”, afirmou Heckel Pedreira, Fundador e Diretor Presidente da empresa baiana, referindo-se à formação que recebeu a partir da TEO. Ele teve o primeiro contato com a tecnologia quando prestou serviços à então rede de supermercados Unimar, administrada nos anos 90 pela Odebrecht. “Assim que fui admitido como Empresário Parceiro, ganhei o livro Educação pelo Trabalho e, um pouco depois, o Sobreviver, Crescer e Perpetuar. Ao estudá-los, entendi o motivo do sucesso do Grupo”, afirmou.

Desde então, passou a incorporar a cultura empresarial Odebrecht em sua vida profissional e, em 1996, criou o Icatu Bahia. “Nele, busquei implantar tudo que aprendi ao longo da minha trajetória, inclusive os ensinamentos da TEO”, disse. Prestes a expandir o negócio a nível nacional, Pedreira comemora a quarta posição em ranking das melhores pequenas e médias empresas para se trabalhar no Estado. A pesquisa, divulgada pelo jornal Correio* em maio deste ano, foi realizada pela consultoria Great Place to Work. “Tratamos nossos colaboradores como clientes internos e damos a eles a mesma importância que damos aos clientes externos porque ninguém cresce sozinho”, declarou na publicação.

Com esse espírito, busca agora disseminar a TEO entre os líderes e liderados da empresa. Para isso, adquiriu  da Fundação Odebrecht a coleção completa das obras. A instituição é a responsável pela comercialização das publicações do seu Programa Editorial. “Estamos incentivando a leitura desse material, pois entendemos que isto favorecerá a aderência à nossa cultura e, por conseguinte, melhorará nossos resultados pela sinergia entre as equipes, superação de resultados e sintonia com o propósito de perpetuação da empresa”, ressaltou.

Programa Editorial
A Fundação Odebrecht é responsável por editar e comercializar os livros da TEO, alguns em três idiomas e em versão digital (e-book). São obras como “De que Necessitamos?”, uma referência para o desenvolvimento dos seres humanos e para a perpetuidade dos negócios, e “Educação pelo Trabalho”, que valoriza o compromisso na transmissão da TEO a sucessivas gerações. A receita obtida com a venda dessas publicações é revertida para os Programas Sociais fomentados pela Fundação.

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital