14h11

Uma nova visão do campo

1º Encontro da Juventude Rural do Baixo Sul da Bahia reúne mais de 400 jovens e especialistas em negócios e inovação tecnológica na agricultura

Compartilhe
Tamanho do texto

O número de participantes foi uma das amostras da grandiosidade do 1º Encontro da Juventude Rural do Baixo Sul da Bahia: mais de 400 jovens. Realizado simultaneamente nas cidades de Presidente Tancredo Neves e Nilo Peçanha (BA), no dia 26 de maio, a ação reuniu filhos de agricultores e aquicultores familiares com idade entre 18 e 25 anos para a troca de experiências sobre inovação tecnológica no campo. Promovido pelas Casas Familiares que fazem parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), o evento é uma das ações inseridas no âmbito do Projeto Germinar – Juventude que Transforma, fruto de parceria firmada entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por intermédio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), e a Fundação Odebrecht.


Participantes em Nilo Peçanha, acima, e em Presidente Tancredo Neves. Mais de 400 pessoas trocaram experiências sobre inovação no campo

“Falar para este público, futuros empresários rurais do nosso País, é uma experiência única. São adolescentes empoderados, meninos e meninas com espírito empreendedor que estão ocupando um espaço importante no campo”, afirmou Aldo Trindade, Chefe de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com uma programação que contemplou palestras, oficinas, minicursos e visita a estandes, a interação dos jovens com especialistas de diversas áreas ampliou o debate sobre as possibilidades e viabilidade de realização de seus potenciais. “Vim hoje com a expectativa de reforçar meus conhecimentos. Isso aconteceu com as explicações que tive sobre o manejo do solo. Irei compartilhar com meu pai para melhorar ainda mais nossa área produtiva”, disse Deivilane dos Santos, ex-aluna da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), que participou do evento realizado na Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), em Nilo Peçanha. Políticas Públicas para a Juventude Rural, Economia Solidária, Acesso ao Crédito e à Terra e Visão de Negócio no Campo foram alguns dos temas abordados.


Aldo Trindade, da Embrapa, ressaltou o empoderamento
dos jovens futuros emprsários rurais na CFR-PTN

Além dos beneficiários das instituições que integram o PDCIS, estudantes do ensino fundamental, médio ou profissionalizante, oriundos de escolas públicas da região, tiveram a oportunidade de mergulhar no mundo das novas tecnologias voltadas ao campo. Pela primeira vez na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), que também sediou o Encontro, a jovem produtora Maria Elsa da Costa, da comunidade de Vargem Grande, Valença (BA), se disse impactada com os saberes adquiridos. “Sempre devemos buscar novas experiências e estar aqui hoje representa um grande salto na minha vida na agricultura familiar. Descobri formas de aumentar produtividade e gastar menos. Isso é incrível”, ressaltou. Da mesma forma, álvaro dos Santos, do município de Teolândia, viu nos minicursos oferecidos uma chance para seu crescimento. "Saio daqui motivado e muito entusiasmado em colocar tudo em prática”.

Na Cfaf, participantes mergulham em novas tecnologias voltadas ao campo

Ao todo, jovens de mais de 144 comunidades, localizadas em 16 municípios do Baixo Sul, foram contempladas na ação. “é muito gratificante trazer para perto de nós essa juventude rural, mostrando a eles um caminho repleto de potencialidades a serem exploradas”, comentou Deborah Santana, Assistente Educadora da CFR-PTN que deu explicações sobre a produção agroecológica de hortaliças em um dos estandes. Representantes de prefeituras municipais, de universidades e parceiros como a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Embrapa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ministraram palestras ou participaram como expectadores. Para o Vice-Prefeito de Igrapiúna, Jackson Regis, o momento foi um marco para a região. “Representou nossa busca por uma agricultura sustentável. Estar aqui hoje, ao lado de tantos jovens promissores, nos dá grande satisfação. Parabéns a todos os envolvidos. Foi um grande sucesso”, afirmou.  

 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital