06h40

Delícias do Nordeste

Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves comercializa massa pronta para produção de bolo de aipim a rede varejista

Compartilhe
Tamanho do texto

Os festejos juninos estão chegando no Nordeste e, com eles, a certeza de encontrar mesas repletas de delícias, como o bolo de aipim. A iguaria, muito consumida na região, é também uma das mais procuradas nesta época. Na Bahia, a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) comercializa a massa pronta para produção do bolo a redes varejistas como o Bompreço, bandeira do Walmart Brasil, que prepara e vende o prato típico já pronto para o consumo.

“Temos uma marca própria, que é a Itabaina, e vendemos pacotes de cinco quilos. Nosso principal comprador é o Bompreço, que assa a nossa massa em suas padarias para levar às prateleiras”, afirmou a produtora Ednalva Lima, Presidente da Coopatan. A instituição é apoiada pela Fundação Odebrecht através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS). Segundo a agricultora, que tem o aipim como um dos seus principais cultivos, são comercializados cerca de três mil quilos de massa todos os meses. Só em 2016, foram 37.804 quilos comercializados a redes varejistas do Estado.

Para Ailton Pereira, Diretor Executivo da cooperativa, isso mostra a diversificação do que é comercializado pela instituição. “Valorizamos os cultivos dos nossos cooperados e levamos aos nossos parceiros e consumidores produtos que aliam qualidade e responsabilidade social, vindos da agricultura familiar”, afirmou. No ano passado, a produção de aipim dos produtores associados à Coopatan bateu a marca de 638 toneladas.

Você sabia?
O aipim é uma planta nativa da América do Sul, que já era cultivada pelos índios antes da chegada dos portugueses ao Brasil, sendo a base da sua alimentação. Fonte de fibras, é isento de glúten, e seu carboidrato é transformado em energia. O alimento também é rico em vitaminas C e complexo B, que tem benefícios variados.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital