09h02

O poder da doação

Alunos e jovens egressos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves recebem homenagem por contribuírem com a formação de novos estudantes

Compartilhe
Tamanho do texto

Qual o poder de uma doação? Na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), o ato é grandioso: significa a efetiva transformação. No dia 16 de junho, 15 alunos e ex-alunos da CFR-PTN foram homenageados por investirem financeiramente em um Fundo Educacional para apoio à formação de novos estudantes. Eles receberam certificados de participação em cerimônia realizada na instituição, que oferece ensino contextualizado ao campo de forma gratuita a filhos de agricultores familiares.

“Eu doei porque reconheço o valor do projeto na vida das famílias. Não apenas materialmente, mas moralmente também. Assim como fui beneficiada, espero que muitas outras pessoas sejam”, relatou a empresária rural Elaine dos Santos, formada na Casa Familiar em 2016. Quionei Araújo, Diretor da CFR-PTN, citou ensinamentos de Norberto Odebrecht para ressaltar os princípios do Fundo Educacional. “Como ele dizia, o exemplo é a única forma de educar. E nós devemos acreditar antes de qualquer parceiro ou investidor. São ações simples, mas que causam um impacto significativo”, disse.

As doações ao Fundo, que giram em torno de 2% da renda do contribuinte (advindas, neste caso, através do trabalho com a agricultura familiar dos alunos e ex-alunos), são destinadas ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Depois deste processo, elas são repassadas à Casa Familiar para utilização em benefício aos adolescentes em formação, custeando, por exemplo, seus projetos educativos-produtivos.


Cerimônia foi realizada na CFR-PTN e contou com a presença de pais,
equipe pedagógica e Integrantes da Fundação Odebrecht

Ivanete Santos, que atua como monitora na CFR-PTN, formou-se em 2008 na unidade e deixou seu depoimento. “Percebi que além de empresariar no campo, poderia contribuir para que outros jovens pudessem ter a mesma oportunidade e conhecimento”, afirmou. “Esse certificado de agradecimento serviu para reconhecer a valorosa contribuição desses jovens, como também estimular que outros façam a adesão”, ressaltou Quionei. Fabio Wanderley, Superintendente da Fundação Odebrecht, e a Coordenadora Educacional Joana Almeida estiverem presentes no evento, reforçando a ação como um ato do espírito de servir e compromisso entre as gerações.

Realidade em vários países, o mecanismo de doação de estudante para instituição de ensino está ganhando cada vez mais força no Brasil, sendo uma realidade consolidada na CFR-PTN. A Fundação Odebrecht apoia Casas Familiares no Baixo Sul da Bahia através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS).

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital