10h19

Dez anos contribuindo com a educação

Casa Familiar Rural de Igrapiúna comemora uma década de compromisso com a formação de jovens empresários rurais no Baixo Sul da Bahia

Compartilhe
Tamanho do texto

No dia 26 de julho de 2007 nascia no Baixo Sul da Bahia a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I). Fruto do interesse da comunidade local em empoderar sua juventude rural, com o apoio de importantes parceiros como a Fundação Odebrecht, o Grupo Michelin e a Prefeitura municipal, a instituição deixou de ser um sonho e tornou-se realidade. Em uma década de história, dedicada ao ensino contextualizado ao campo a filhos de agricultores familiares, 157 jovens foram formados, 100 comunidades beneficiadas e mais de 5 mil pessoas impactadas indiretamente por meio de ações multiplicadoras.

“Ao traçar a nossa linha do tempo, recordamos muitas conquistas relevantes, adolescentes que trilharam um lindo caminho, que se tornaram cooperados e hoje são empresários rurais. é motivo de orgulho fazer parte dessa trajetória”, afirmou o Diretor Francisvaldo Roza. As primeiras turmas, que formaram 39 estudantes no curso de Qualificação em Agronegócio, já usufruíam de estrutura com laboratório de informática, salas de aulas equipadas com data show, minibiblioteca, alojamentos e refeitório. Em 2013, a CFR-I foi então credenciada pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia e passou a oferecer o curso de Educação Profissional Técnica em Agronegócio integrado ao Ensino Médio, consolidando a instituição como uma unidade de ensino profissional.

Formada pelo curso em 2015, Débora de Jesus, 20 anos, é um dos exemplos de jovens empresários rurais que encontrou na Casa Familiar um modelo educacional que despertou ainda mais sua vocação. “Aprendi técnicas inovadoras para minha produção de palmito de pupunha e tive a oportunidade de fazer palestras para ajudar pessoas da comunidade a se desenvolverem no campo. Sou muito grata à CFR-I pelo que me tornei”, afirmou. Da mesma forma, o estudante do terceiro ano Jose do Amparo Neto, 16 anos, entende que a Casa contribuiu para uma transição importante que ocorreu em sua vida. “Eu era desorganizado e não planejava minha produção rural. Depois que entrei na CFR-I, ganhei disciplina e passei a ser visto como jovem protagonista, multiplicador de conhecimento”, relatou.


Débora e o pai, Jorge de Jesus: paixão e vocação para o campo

Uma transformação que não atingiu apenas os alunos, mas colaboradores como a Auxiliar de Cozinha Gilca Vidal, 35 anos, que trabalha na unidade de ensino desde 2007. Com a vivência no ambiente educacional, ela foi impactada e realizou um sonho: entrou para a faculdade. “Tenho muita honra em ter participado de todas as formaturas e ver a evolução da Casa. E foi aqui que recebi o estímulo para o meu crescimento. Com muito orgulho, estou concluindo Pedagogia e espero contribuir ainda mais”, disse. Para Aline Pinheiro, que atua como monitora desde 2013, um dos diferenciais da CFR-I é a união entre jovens, colaboradores e equipe pedagógica. “é uma grande família, que tenho satisfação em fazer parte. São 10 anos levando ao campo uma educação de qualidade e que pensa na sustentabilidade”, afirmou.

Membro do Programa de Escolas Associadas (PEA) do Brasil – Unesco, rede internacional de instituições de ensino que trabalham pelos valores e desenvolvimento da cultura da sustentabilidade e da paz, e do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), da Fundação Odebrecht, a CFR-I chega em 2017 com muitos motivos para comemorar. “Atualmente, contribuímos para a mudança da realidade de cerca de 100 adolescentes em formação, de 53 diferentes comunidades da região. Estamos ampliando cada vez mais nosso raio de atuação, focados em nosso compromisso com a educação”, concluiu Francisvaldo. 

Confira grandes marcos da CFR-I:

• 2011: Finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social
• 2012: Selecionada no edital Oi Futuro para recebimento de apoio financeiro
• 2013: Formação da primeira turma após credenciamento do Curso Técnico em Agronegócio Integrado ao Ensino Médio
• 2014: Inauguração da nova sede
• 2015: Certificação no Programa de Escolas Associadas à Unesco
• 2017: Selecionada para receber apoio do Criança Esperança em 2018


Em 2014 foi inaugurada a nova sede da CFR-I: mais conforto
e condições favoráveis ao ensino de qualidade

Dia de comemoração

Para celebrar seus 10 anos, a CFR-I terá uma programação especial no dia 26 de julho. Alunos, pais, integrantes e parceiros irão participar de café da manhã e cerimônia em homenagem à unidade de ensino, que contará com a presença de jovens egressos, que darão seus depoimentos, e uma peça de teatro realizada por estudantes do segundo ano. Você poderá acompanhar este dia por meio de cobertura nos canais sociais da Fundação Odebrecht!
 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital