Impactados pela presença

Integrantes da Braskem visitam o Baixo Sul da Bahia e trocam experiências com alunos de Casas Familiares

São cerca de 250 km que precisam ser percorridos de Salvador rumo à Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), localizada no Baixo Sul da Bahia. Caminho que, para muitos integrantes da Braskem, é o segundo ou terceiro trecho da viagem, que pode começar em estados como o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Um trajeto cansativo, mas que é rapidamente esquecido quando os pés tocam o chão da instituição de ensino e os olhos se voltam para aqueles que mereceram tantas horas de percurso: os adolescentes, futuros empresários rurais.

Anualmente, integrantes da empresa se mobilizam para ver de perto os projetos educacionais apoiados pelo Tributo ao Futuro – Novas Gerações, da Fundação Odebrecht. O programa funciona como fonte de captação de recursos para viabilizar essas iniciativas, voltadas para adolescentes que estudam em Casas Familiares que fazem parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), como a CFR-PTN. A expectativa em entender como os beneficiários estão desenvolvendo suas vidas através da educação no campo é grande, e ainda maior é a forma como todos são surpreendidos após poucos minutos de bate-papo. “é tocante ver o conhecimento que eles têm e como repassam para suas famílias e comunidade. Estou impressionado com a qualidade de ensino e muito feliz por estar aqui”, declarou o Engenheiro Químico Tomás Zimmer, que atua no Escritório Odebrecht São Paulo e trabalha na Braskem há 7 anos.

Dinâmicas realizadas ao longo do dia aproximaram investidores e beneficiários, proporcionando a troca de experiências e vivências. Uma das atividades, por exemplo, estimulou que integrantes e estudantes conversassem sobre as visões de futuro da Braskem e da Casa Familiar, apresentando-as de forma lúdica a todos os presentes. O momento, aguardado em cada visita, fascinou por mostrar os anseios e as semelhanças entre as instituições. “Minha família é da zona rural e nunca teve a oportunidade de se desenvolver em suas terras, tendo que migrar para a cidade em busca de um futuro melhor. Ver que existem formas para permanecer no campo com qualidade de vida me deixou muito emocionada”, reforçou Ana Brandão, Engenheira de Processos na Unidade de Insumos Básicos em Santo André (SP). “é muito bom conhecer pessoas que apostam em nós e fazem com que tenhamos as ferramentas para buscar nossos sonhos”, disse a estudante Wandyla Santos, de 16 anos.

Integrantes e adolescentes da CFR-PTN em encontro realizado no dia 26 de outubro

Ana, Tomás e outros 34 colegas foram até a CFR-PTN no dia 4 de outubro. No dia 26, uma nova viagem envolveu 22 integrantes, os quais não esconderam que o encontro deu ainda mais motivos para que a contribuição à iniciativa continue cada vez mais forte. “Com a nossa rotina sempre atribulada, não paramos para pensar como o ato da doação pode impactar a vida de adolescentes. é um processo de transformação contínua. Um simples gesto, mas que pode mudar vidas inteiras”, afirmou Laura da Costa, integrante da Braskem desde 2004. é o que o aluno e beneficiário Samuel Silva, 17 anos, confirma: “estou construindo um grande caminho com esse apoio. Já sinto que não sou mais o mesmo de quando entrei na Casa Familiar e quero agradecer a todos que investem em nós”. Em 2016, cerca de 1.700 integrantes Braskem participaram da campanha do Tributo ao Futuro.

Agentes do Futuro – e da transformação

Atuantes como Agentes do Futuro durante a campanha - voluntários que assumem a missão de influenciar e sensibilizar colegas de trabalho e familiares a participarem do Tributo, os integrantes também são impactados com capacitações durante as visitas. A conversa possibilita que conheçam mais profundamente a iniciativa e onde as dúvidas podem ser esclarecidas. Para Cristiane do Nascimento, Líder do PDCIS, idealizado e fomentado pela Fundação Odebrecht, é um momento importante por ser realizado no local onde a transformação acontece. “A vivência deles com os adolescentes reforça ainda mais o compromisso e engajamento em fazer com que a iniciativa seja uma causa de todos”, disse.

Como participar do Tributo ao Futuro – Novas Gerações?

Qualquer pessoa pode participar, optando por uma das duas formas: por meio de incentivos fiscais ou de doação espontânea. Clique aqui e saiba mais! E atenção: a campanha vai até o dia 28 de novembro!