16h03

Coopatan é reconhecida como Empresa Amiga da Criança

Cooperativa passará a contar com selo em suas embalagens que atesta seu compromisso com crianças e adolescentes

Compartilhe
Tamanho do texto

O final do ano está chegando e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) comemora mais uma conquista em sua trajetória. Após ser avaliada pela Fundação Abrinq pelo seu comprometimento com a infância e adolescência, a Coopatan recebeu o direito de usar o selo do Programa Empresa Amiga da Criança em suas embalagens e demais materiais de comunicação e divulgação. Cerca de 890 instituições de todo Brasil utilizam o selo da iniciativa, criada há 20 anos, que já beneficiou diretamente mais de 9 milhões de crianças e adolescentes.

“A responsabilidade social e a realização de ações em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente sempre estiveram entre nossos compromissos. Além de termos como associados muitos jovens, acreditamos que é preciso pensar em iniciativas que beneficiam as famílias e as comunidades”, afirmou Ailton Pereira, Diretor Executivo da Coopatan. Para conquistar o feito, a cooperativa precisou demostrar que sua cadeia produtiva, que começa pela produção no campo dos agricultores até o beneficiamento e comercialização de alimentos como aipim, banana e abacaxi, não utiliza trabalho infantil.

“Também incentivamos que os colaboradores realizem ações voluntárias visando este público, como palestras e a doação de alimentos para creches e escolas. Os produtores associados também estão engajados, discutindo a problemática da exploração do trabalho infantil em dias de campo onde conversam com agricultores da região”, reforçou Ednalva Lima, Presidente da Coopatan. Segundo Carlos Tilkian, Presidente da Fundação Abrinq, em evento que comemorou os 20 anos do programa, são essas as premissas que diferenciam as instituições reconhecidas no Programa Empresa Amiga da Criança. “Quando toda a cadeia produtiva começa a se comprometer em evitar o trabalho infantil, a nossa causa se fortalece”, disse Tilkian. 


Embalagens da Coopatan ganharão o selo em 2018


Para Quionei Araújo, Diretor da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), o reconhecimento atesta a relevância da cooperativa na região. “Atuamos em sinergia e seguimos o mesmo propósito em desenvolver nossos jovens com a educação e o trabalho responsáveis. é um ciclo de transformação”, ressaltou. Na instituição de ensino, adolescentes têm acesso a uma formação contextualizada e tornam-se empresários rurais, tendo a oportunidade de associarem-se a cooperativas como a Coopatan para benefício e comercialização de seus cultivos e geração de renda.

A partir de 2018, as embalagens de farinha de mandioca e de massas de puba de marcas próprias da Coopatan já contarão com o selo do Programa Empresa Amiga da Criança. A cooperativa e a CFR-PTN são apoiadas pela Fundação Odebrecht através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), que tem como foco a promoção e desenvolvimento produtivo da família no meio rural.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital