Um olhar para dentro

Conceitos Essenciais da Tecnologia Empresarial Odebrecht orientam e inspiram integrantes ao redor do mundo

Como forma de impulsionar a iniciativa e criatividade dos integrantes do Grupo Odebrecht, de todos os negócios e países onde atuam, e estabelecer uma linguagem comum entre eles, Norberto Odebrecht sistematizou princípios fundamentais, com base em referências culturais e éticas, além de conceitos essenciais. Importantes pilares da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), tais conceitos abrangem crenças e valores, tendo como objetivo a garantia da eficácia e clareza na relação entre líderes e seus liderados.

“O empresário deve estar consciente de que os maiores inimigos da produtividade total não se encontram “fora”; encontram-se dentro de sua própria Organização”, revelou o fundador do Grupo Odebrecht no prefácio do primeiro volume da obra Sobreviver, Crescer e Perpetuar. Sendo assim, a prática da sociedade da confiança define um dos conceitos essências: o da delegação planejada. Ela se dá quando os profissionais mostram que possuem potencial, competência e vontade de se desenvolver. Já a descentralização favorece o contato permanente e direto dos integrantes com os clientes, com a percepção clara de suas necessidades e da melhor forma de servi-los.

A tarefa empresarial, que consiste na identificação, conquista e satisfação do cliente; a valorização dos resultados, tangíveis e intangíveis; e a responsabilidade social da empresa completam os conceitos essenciais da TEO. Segundo Norberto Odebrecht, são ações em conjunto que objetivam a eficácia, já que “exigem disciplina mental da parte dos interlocutores e lhes oferecem, em troca, clareza na comunicação”, disse.

é possível saber mais sobre cada um desses pilares através da leitura de Sobreviver, Crescer e Perpetuar, coleção comercializada pela Fundação Odebrecht em seu site nos idiomas português, inglês e espanhol, na versão impressa. Desde 2013, o formato digital também pode ser adquirido, em português e espanhol, para leitura em computadores, tablets ou smartphones. Clique aqui e saiba mais.

Essa matéria faz parte de uma série onde serão apresentados os princípios, conceitos, critérios e regras da Tecnologia Empresarial Odebrecht. Acompanhe no site da Fundação Odebrecht!