07h30

Projeto da Casa Familiar Agroflorestal recebe reconhecimento nacional

Iniciativa voltada a estágios e pesquisas sobre a citricultura, realizada em parceria com a Embrapa, recebe menção honrosa no Prêmio Celso Furtado. Saiba mais!

Compartilhe
Tamanho do texto

O Projeto Biodiverso, voltado a alunos do curso de Educação Profissional Técnica em Florestas integrado ao Ensino Médio da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) e realizado desde 2016 através da parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Mandioca e Fruticultura, recebeu no dia 5 de dezembro, em Brasília, menção honrosa no Prêmio Celso Furtado, iniciativa do Centro Celso Furtado e do Ministério da Integração Nacional. Reconhecido na categoria Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional, o projeto estimula a realização de estágios e pesquisas sobre a citricultura.

“Estamos muito felizes por mostrar que a educação contextualizada ao campo e a iniciação científica podem andar juntas visando o futuro dos jovens do Baixo Sul da Bahia. Com a parceria da Embrapa, a agricultura familiar está sendo fortalecida”, comemorou Rita Cardoso, Diretora da Cfaf. Para Rômulo Carvalho, pesquisador da Embrapa responsável pela iniciativa, o reconhecimento é mais uma prova de que as instituições contribuem efetivamente para o desenvolvimento dos estudantes, que são estimulados a permanecer no campo com qualidade de vida, apoiando suas famílias e comunidades através do conhecimento. “Os saberes científicos adquiridos por eles contribuem para sua base técnica. Que essa conquista faça com que continuem acreditando em uma agricultura de base agroecológica em suas vivências práticas”, afirmou.


Turma da Cfaf após visita às instalações da Embrapa - Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA)

O projeto Biodiverso conta com seis estudantes bolsistas que testam aprendizados em suas propriedades e monitoram os resultados com a orientação de pesquisadores. “Estou realizando experiências com variedades de citros para saber qual se adapta em minha região. Coleto dados e avalio o crescimento das plantas e das folhas”, conta Geiza dos Santos, do 2º ano, que aplica as metodologias adquiridas em 36 pés de laranja no pomar da família. Em paralelo, oficinas e capacitações beneficiam alunos dos três anos de formação, contemplando também suas famílias e produtores rurais da região - mais de 300 pessoas são impactadas.

“Estamos agregando esse novo conhecimento e vendo que é possível diversificar as culturas das nossas propriedades, monitorando de forma adequada pragas e doenças”, disse o estudante do 2º ano, álvaro Santos, após curso sobre a importância da citricultura em um Sistema Agroflorestal de plantação. Durante as apresentações, análises e novidades da área são repassadas. “é muito bom poder conhecer trabalhos de pesquisa científica e complementar nosso curso com estudos tão relevantes”, comentou Carlos Pinho, que está no 3º ano na Cfaf. A instituição está localizada em Nilo Peçanha, na Bahia, e integra o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), idealizado e fomentado pela Fundação Odebrecht.

Para saber mais sobre o Prêmio Celso Furtado e conhecer todos os trabalhos reconhecidos na edição deste ano, por categoria, clique aqui.

Fenagro 2017

Quem visitou a área destinada à Agricultura Familiar na 30ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), realizada em Salvador (BA) entre os dias 28 de novembro e 03 de dezembro, pôde conferir experiências de educação contextualizada das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia. As instituições marcaram presença no evento, que reuniu mais de 100 mil pessoas, por meio de apresentações de trabalhos e seminários. No dia 30, durante o 1º Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Rita Cardoso e monitores da Cfaf levaram um pouco do dia a dia da unidade e das ações realizadas com os jovens, como o Projeto Biodiverso. Ao todo, 126 trabalhos da comunidade científica, entidades de assistência técnica e extensão rural e agricultores familiares, de todo o estado, participaram do evento.


 

 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital