14h23

Disseminando experiências sobre educação e sustentabilidade

Visitas de universidades e de participantes do Correio de Futuro marcaram o penúltimo mês do ano no Baixo Sul da Bahia

Compartilhe
Tamanho do texto

Confira os encontros ocorridos em novembro, como a passagem dos participantes do Programa Correio de Futuro pelo Baixo Sul da Bahia.

09 de novembro: a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) recebeu a visita da Controladora Interna do município de Ituberá (BA), Pryscila Brito, e do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA da cidade, Fawaz Abud Tahun. Acompanhados de cinco conselheiros, eles conheceram as instalações da instituição e presenciaram um dia de atividades.

22 de novembro: a Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) recebeu alunos do Programa de Educação Tutorial do curso de Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e professores do Instituto Federal (IF) Baiano – Campus Valença (BA). Eles vivenciaram o modelo da Pedagogia da Alternância (clique aqui e saiba mais) aplicado nas Casas Familiares e as atividades de apicultura desenvolvidas por jovens do 2º e 3º ano de formação.


Josué Castro, Coordenador no IF Baiano, comentou que a experiência superou suas expectativas. “Vimos aqui um modelo exitoso de educação no campo. Não temos dúvidas de que isso irá gerar outros frutos, como uma parceria efetiva para trocar saberes e contribuir para o crescimento do Baixo Sul”, disse. A viagem à Cfaf surgiu após sugestão de Camila Silva, egressa da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), também apoiada pela Fundação, e aluna de Agronomia da UFRB. “é importante mostrar como esse projeto vem mudando a realidade de muitos jovens, como mudou a minha”, afirmou.

23 e 24 de novembro: mais uma turma do Correio de Futuro, programa do jornal baiano Correio*, foi até o Baixo Sul da Bahia conhecer de perto o trabalho voltado à educação contextualizada e compromisso ao meio ambiente fomentado pela Fundação. Composto por oito futuros jornalistas da Universidade Federal da Bahia, Unijorge, Faculdade Social da Bahia e Faculdade da Cidade, o grupo foi à CFR-I entrevistar equipe pedagógica e alunos do primeiro ano e também visitou, em Ibirapitanga (BA), a propriedade do produtor Valdenor Onofre (clique aqui e conheça sua história), beneficiado pela Organização de Conservação da Terra (OCT) em ações produtivas e ambientais. O material foi coletado para produção de conteúdo jornalístico nos canais digitais do jornal Correio*.

 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital