10h39

Relembre algumas visitas que as instituições apoiadas pela Fundação receberam em 2017

Integrantes Odebrecht, parceiros, educadores e organizações internacionais foram ao Baixo Sul ver de perto os impactos gerados pelos programas apoiados pela Fundação. Confira!

Compartilhe
Tamanho do texto

O ano de 2017 foi marcado por encontros e trocas de experiências no Baixo Sul da Bahia. Parceiros, estudantes, educadores e Integrantes Odebrecht conheceram as instituições apoiadas pela Fundação através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS). Conferiram, na prática, como a educação contextualizada assume um papel fundamental na geração de trabalho e renda e seu compromisso com o meio ambiente. Foram cerca de 130 visitas. Relembre algumas delas:

Em fevereiro, Integrantes da Atvos (antiga Odebrecht Agroindustrial) visitaram as instituições que executam projetos apoiados pelo Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações. Para entender como a Pedagogia da Alternância funciona, eles foram até as Casas Familiares Agroflorestal (Cfaf), Rural de Igrapiúna (CFR-I) e Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) – e conversaram com alguns estudantes. “Assim como eu, mais de seis mil pessoas, só no ano passado, apostaram no sucesso de vocês. O único retorno que eu espero é saber que cada um aqui está realizado enquanto pessoa e profissional”, disse o Integrante Michael Soares de Oliveira aos alunos da CFR-I.


Integrantes da Atvos trocam experiências com alunos da CFR-I

Em abril, diretores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Tocantins e da Bahia, assim como representantes da prefeitura da cidade de Peixes (TO), conheceram as instituições que integram o PDCIS, como a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) e a Organização da Conservação da Terra (OCT).

No segundo semestre, em setembro, professores do Gabão, Gana, Nigéria e Reino Unido, que lecionam no Natural Resources Institute - University of Greenwich, na Inglaterra, foram à CFR-PTN e à Coopatan a convite da Embrapa, apoiadora das instituições. Além de conhecer o modelo educacional aplicado nas Casas Familiares e o trabalho desenvolvido pela cooperativa, eles tiveram acesso a relatos dos estudantes sobre as tecnologias que usam no campo. “Esse foi um dos projetos mais bonitos e inspiradores que já vimos, com um nível altíssimo de tecnologia. A relação escola e cooperativa é encantadora”, afirmou Ben Bennett, um dos professores visitantes.


Professores do Natural Resources Institute - University of Greenwich, no Reino Unido, visitam a CFR-PTN

No mesmo mês, a região recebeu outro convidado internacional: a The Forest Trust (TFT), organização mundial sem fins lucrativos que auxilia empresas a transformar a história dos seus produtos a partir das suas cadeias de suprimentos. Lá, Eliane Anjos, Brazil Country Head no TFT, foi uma das pessoas que entendeu e acompanhou o funcionamento das instituições apoiadas pelo PDCIS. “Vimos na prática os resultados e a transformação que ocorrem na vida dos jovens e de suas famílias. é um exemplo que deve ser multiplicado”, opinou. Para saber mais sobre os encontros internacionais, clique aqui.

Entre outubro e dezembro, cinco grupos de Integrantes Braskem visitaram o Baixo Sul em mobilizações da campanha do Tributo ao Futuro. Cerca de 120 pessoas saíram dos seus estados – como São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais – para vivenciar os impactos positivos causados pelo programa. “é tocante ver o conhecimento que eles têm e como repassam para suas famílias e comunidade. Estou impressionado com a qualidade de ensino e muito feliz por estar aqui”, comentou o Engenheiro Químico Tomás Zimmer, que veio do Escritório Odebrecht São Paulo e trabalha na Braskem há 7 anos. Para ler mais, acesse aqui.

Além das visitas mencionadas, estudantes de universidades brasileiras, pesquisadores, jornalistas e instituições do setor privado e público também percorreram a região. Para ver todos elas, clique aqui.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital