10h00

Diálogos sobre Ética, Integridade e Transparência

Conceitos e práticas foram abordados em workshop realizado pela Fundação Odebrecht com representantes das instituições que integram o PDCIS

Compartilhe
Tamanho do texto
Princípios éticos, compromisso com a transparência e atuação íntegra. Com o objetivo de fortalecer estes conceitos e práticas entre as instituições que integram o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), a Fundação Odebrecht ministrou no dia 19 de abril, no Núcleo Papuã (Ibirapitanga-BA), um workshop que reuniu lideranças, assessoria pedagógica e técnica das Casas Familiares e da Organização de Conservação da Terra (OCT), organizações sociais apoiadas pela Fundação Odebrecht no Baixo Sul da Bahia. 
 
A advogada Gabriela Lira, da área Jurídica da Fundação, mediou o encontro trazendo aspectos sobre legislação e governança. Segundo ela, foi uma importante troca de experiências em um momento político e social do país que exige tal posicionamento dos representantes do terceiro setor. “As instituições do PDCIS possuem uma atuação efetiva e sabem do grande papel que assumem na região. Esta ação foi uma forma de mostrar como a ética, integridade e transparência estão presentes não só no discurso, mas também na prática dessas organizações”, afirmou.
 
Além de conteúdo teórico, o workshop promoveu um debate entre os participantes tendo como base questionário enviado previamente com assuntos inerentes ao tema, a exemplo da lei anticorrupção. Através de dinâmicas, também puderam exercitar procedimentos como encargos contratuais e evidências documentais para um investidor social. De acordo com Lázaro Rodrigues, Assessor Pedagógico da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), o diálogo participativo atingiu o objetivo de potencializar o conhecimento para todos os envolvidos, enquanto representantes de instituições que atuam com o poder público e com a sociedade civil. “As discussões contribuíram diretamente para que o nosso trabalho seja cada vez mais pautado na transparência, moralidade, legalidade e responsabilidade social. Uma referência para nossos pares, parceiros e comunidades atendidas”, disse. 
 

Evento teve como objetivo a discussão de conceitos e práticas sobre ética, transparência e integridade
 
Segundo Gabriela Lira, o próximo passo da capacitação é a replicação do conteúdo pelos participantes. “Eles estão aptos a realizar workshops como este junto a prestadores de serviço, integrantes, conselheiros e demais púbicos diretamente envolvidos”, ressaltou. Como material de apoio, foram distribuídas cartilhas e apresentações com os temas trabalhados. 
 
“Esta é uma ação que reforça o papel da Fundação Odebrecht de influenciar positivamente diante do exemplo, da troca de expertises e da capacitação das comunidades em prol de uma sociedade mais justa e ética, acentuando o compromisso com investidores sociais, poder público e sociedade”, opina Cristiane Nascimento, responsável pelo PDCIS e uma das articuladoras da capacitação junto com Thiago Maciel, também da equipe da Fundação Odebrecht.
 
Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital