10h00

Novos sabores, novos desafios

Conheça a Banana da Terra Chips, produto da Cooopatan que vem ganhando seu espaço no mercado baiano

Compartilhe
Tamanho do texto

Nas prateleiras, elas chamam a atenção. Embalagens coloridas – com muito verde e amarelo – e ilustrações que evidenciam a sua origem, fruto do trabalho no campo. Assim são as Bananas da Terra Chips, novo produto em comercialização na Bahia da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).

A Coopatan – apoiada pela Fundação Odebrecht por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) – aposta nos chips como uma das grandes novidades do ano, que já saíram do Baixo Sul da Bahia, região onde a cooperativa atua, para buscar novos públicos. “Estamos no momento de apresentar o produto para as pessoas”, explica Ailton Pereira, Diretor Executivo da Coopatan.

As Bananas da Terra Chips são preparadas a partir da matéria-prima cultivada pelos agricultores associados à Cooperativa. Os chips, por sua vez, são processados em uma fábrica terceirizada na cidade de Wenceslau Guimarães (BA), e, depois de prontos, distribuídos pela Cooperativa. Atualmente, são quatro sabores disponíveis: natural; salgada; açúcar e canela; e salsa, cebola e pimenta. 


Saborosa e nutritiva, a Banana da Terra Chips vem em quatro sabores: natural; salgada; açúcar e canela; e salsa, cebola e pimenta

Escoamento da produção

“A ideia de começar com esse produto foi uma forma de dar destino ao excedente da produção de banana”, conta Ednalva Lima, produtora rural e Presidente da Coopatan. “A fruta é muito perecível e temos muita produção. Mas, com esse lançamento, nossa expectativa é reduzir o desperdício e, com isso, melhorar a qualidade de vida do produtor no campo, porque ele vai poder escoar mais a produção”. Segundo Pereira, a rentabilidade dos chips influenciou na decisão da Coopatan de apostar na novidade. “Uma das coisas que foi muito positiva para a gente foi o valor agregado do produto”, ressalta.

Leve e natural, o produto foi recentemente destaque na Naturaltech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, em São Paulo. Isso faz parte dos planos de crescimento que a Coopatan tem traçado. “Queremos expandir esse produto”, diz Ednalva. Atualmente, as Bananas da Terra Chips podem ser encontradas em Salvador no Almacen Pepe (nos bairros Pituba e Horto Florestal); na Região Metropolitana, estão à venda no Deli Rio Mercado, em Busca Vida; e, em Feira de Santana, no Terra Dá! Produtos Rurais. Esse, no entanto, é só o começo. “O nosso objetivo é vender para outros estados”, reforça ela.

 

Conheça as páginas da Banana da Terra Chips no Facebook e Instagram!

Acompanhe mais sobre o trabalho da Fundação Odebrecht nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn).

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital