14h55

Um espaço de todos

Em parceria com o SESI, Indústria do Conhecimento é inaugurada na Casa Familiar Agroflorestal

Compartilhe
Tamanho do texto

As mesinhas brancas espalhadas pela sala convidam quem entra para um mergulho em novos aprendizados. Cercada por livros, DVDs e computadores, a Indústria do Conhecimento, novo centro multimeios instalado na Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf)*, já está de portas abertas para os discentes da instituição e os moradores das comunidades do entorno de Nilo Peçanha, município baiano onde a escola está sediada.

Fruto da parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), o espaço foi entregue à comunidade na manhã da última quarta-feira, 11. Gestores de escolas e secretarias municipais, colaboradores e alunos da Cfaf se uniram a autoridades políticas da cidade, como o prefeito Carlos Azevedo, e a equipe do SESI para o lançamento do projeto. O evento, para além de marcar a abertura da Indústria, celebrou ainda os 13 anos da Casa Familiar, completados no dia 21 de junho.


Centro multimeios conta com biblioteca, DVDteteca, gibiteca e oferta ainda acesso à internet

“A Indústria do Conhecimento será de suma importância para potencializar o desenvolvimento dos nossos educandos do ponto de vista técnico-científico e sociocultural, além de possibilitar a toda comunidade de Nilo Peçanha e região o acesso a literatura, tecnologia da informação e ao lazer”, comenta Rita Cardoso, Diretora da Cfaf.

Mobilização conjunta

De acordo com Ailyn Almeida, da área de Saúde e Segurança da Indústria e representante do SESI que esteve presente na Cfaf para a inauguração do centro multimeios, ele funcionará como uma ferramenta de estímulo ao aprendizado. “O projeto tem um grande peso pela oportunidade que traz para as comunidades que não têm tanto acesso ao conhecimento. E isso é feito uma forma muito dinâmica: além de ler um livro, por exemplo, o visitante pode assistir um DVD, ler um gibi ou acessar a internet”, pontua ela.

Para os estudantes da Cfaf, o local representa mais uma forma de compartilhar com a região a rede de aprendizagem possibilitada pela Casa Familiar. “Espero que a Indústria venha transformar vidas a partir dos livros e das histórias que eles contêm. Que as comunidades deem valor a esse bem que foi inaugurado hoje, que visitem, interajam e disseminem conhecimentos”, espera o aluno álvaro Almeida.


Além de alunos da Cfaf, espaço pode ser utilizado por moradores da região de Nilo Peçanha

A expectativa também é de aproveitar a Indústria para expandir seus próprios saberes como forma de preparação para o futuro. “Isso influencia muito na minha formação, pois sei que amanhã vou precisar de informações para ingressar em uma universidade, por exemplo, e também para levar conhecimento para as pessoas que não têm acesso”, comenta a também estudante Geiza de Jesus.

 

A Cfaf é uma das instituições de ensino apoiadas pela Fundação Odebrecht por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS).

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital