09h40

Educação do campo

Em artigo, Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade na Fundação Odebrecht, fala sobre processo de educação de jovens no campo

Tags: Artigo
Compartilhe
Tamanho do texto


 Cristiane Nascimento*

A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Assim está definido o conceito de educação na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional.

“Educar para a vida, pelo trabalho, para valores e superação de limites” – em que a formação do ser humano é compreendida como uma preparação para a vida, em toda sua inteireza e complexidade – é a missão escolhida pela Fundação Odebrecht. Ao voltarmos nossa atuação, em 2003, para o fomento ao desenvolvimento sustentável no Baixo Sul da Bahia, mergulhamos no universo da educação do campo para melhor dialogar com o contexto em que estávamos inseridos, pois inúmeras e diversas são as possiblidades de abordagens do tema da educação.

Conforme a LDB, fica assegurada a oferta de educação básica para a população rural, de forma que os sistemas de ensino promovam as adaptações necessárias às peculiaridades e tradições da vida rural, respeitando até mesmo as fases do ciclo agrícola. Nesse sentido, para pensarmos uma proposta de educação com o campo, é necessário incluir e articular os referenciais que vêm das contribuições das culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras com aqueles que advêm das ciências e tecnologias contemporâneas. Aqui, velho e novo dão as mãos e se acolhem!

A lei, como já mencionado, prevê as adequações necessárias. A proposta, por sua vez, é rica e abrangente, e certas experiências já mostraram que, quando bem aplicadas, resultam e são eficazes para quebrar ciclos de pobreza e abandono muitas vezes tão comuns na zona rural. Mais investimentos nessa área, então, parece ser um caminho inteligente de inclusão rumo ao desenvolvimento sustentável, para um país predominantemente agrícola: onde as novas gerações tenham identidade com o campo e nele escolham permanecer.


Educação de jovens tem sido uma das prioridades da atuação da Fundação Odebrecht

* Psicóloga, especialista em desenvolvimento humano e responsável por Sustentabilidade na Fundação Odebrecht.

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital