09h18

Conhecimento compartilhado

Aos 16 anos, Natiliane Conceição fala sobre a experiência de estudar e viver da agricultura

Compartilhe
Tamanho do texto

“Quero trabalhar com agricultura”. Sentada ao lado dos pais, Leiliane e Marivaldo Conceição, Natiliane Conceição afirma que já sabe o que deseja para o futuro. “Pretendo conduzir meu próprio negócio, com autonomia e mais oportunidades de crescimento”. Aos 16 anos, a jovem cursa o 2º ano de formação na Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I). Residente do município de Igrapiúna, é hoje o braço direito do pai no campo, onde cultivam produtos como seringa, cacau, banana-da-terra e mandioca.


Com apenas 16 anos, Natiliane Conceição está no caminho para se tornar uma técnica em Agronegócio

“Ela passa para a gente o que aprende na escola”, conta Marivaldo. “Explica o que pode usar, o que não pode, o que é melhor para nossa produção. E mostra isso também para as pessoas da comunidade”. Segundo Natiliane, ela já tem conseguido conquistar a atenção das pessoas da região onde mora, principalmente ao falar sobre temas como administração rural, manejo agroecológico, cooperativismo e cidadania.

Trabalho conjunto

Desde que ingressou na CFR-I, que oferece o curso técnico em Agronegócio, Natiliane conta que tem ajudado a levar inovação para o trabalho da família, conseguindo, com isso, uma melhora na renda da casa. A mãe, Leiliane, é só orgulho: “antes, a gente plantava de forma pouco eficiente, sem técnica. Agora, minha filha dá as orientações certinhas”, diz.

Por meio do Tributo ao Futuro, programa coordenado pela Fundação Odebrecht como fonte de captação de recursos para viabilizar projetos educacionais nas Casas Familiares, Natiliane conseguiu também implantar um Projeto Educativo-Produtivo, que lhe permite aplicar, na sua propriedade, o conhecimento técnico adquirido na CFR-I, com o apoio e orientação dos educadores.


Aluna da CFR-I, ela compartilha com a família as novas técnicas que aprende na escola

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital