08h00

Banana da Terra Chips e beiju da Coopatan chegam ao Walmart

Cooperativa amplia leque de produtos comercializados na rede varejista, que já inclui farinha de tapioca, banana e aipim

Compartilhe
Tamanho do texto
banana da terra chips agricultura familiar da Coopatan
Banana da Terra Chips comercializada pela cooperativa

A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) anunciou uma importante ampliação no seu portfólio de produtos comercializados à rede varejista Walmart no Nordeste brasileiro. Agora, além das farinhas de mandioca e tapioca e de cultivos como banana, aipim e abacaxi, os consumidores também encontram o beiju de coco e a Banana da Terra Chips nas prateleiras dos supermercados.

O beiju começou a ser vendido pelo Walmart em janeiro de 2019 e, em maio, os chips entraram nesse circuito. “Queremos aumentar o número de parceiros comerciais e alcançar novos espaços”, explica Juscelino Macedo, presidente da cooperativa - uma das executoras do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), coordenado pela Fundação Odebrecht.

Expansão comercial

Com uma atuação pautada no desenvolvimento da tecnologia de produção com posterior beneficiamento, visando agregação de valor e maior renda aos cooperados, a Coopatan lançou a Banana da Terra Chips oficialmente em 2018. Elaborada a partir da matéria-prima cultivada por agricultores familiares associados, está disponível em quatro sabores: natural, salgada, açúcar e canela, e salsa, cebola e pimenta

O beiju, por sua vez, é feito a partir da farinha de tapioca da cooperativa – que tem como insumo principal o aipim cultivado pelos cooperados – e é comercializado nas opções natural e com recheio de coco. Segundo Macedo, este produto já está mais consolidado no comércio. “Estamos presentes em todos os estados do Nordeste através do Walmart. O beiju tem um crescimento exponencial e há uma grande expectativa da cooperativa nessa linha de produção. Estamos todos os dias tendo que aumentar a capacidade de preparar esse produto porque a demanda está crescendo”, conta.

beiju do baixo sul da bahia da coopatan
Beiju da Coopatan durante degustação realizada em uma unidade do Walmart, em Salvador (BA)


 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital