16h30

Coopatan firma novas parcerias comerciais

Grupo Extra, Sam’s Club e Novo Mix passarão a disponibilizar produtos da cooperativa em suas redes de supermercados

Compartilhe
Tamanho do texto
cooperativa expande parcerias comerciais
Produtos da Coopatan podem ser encontrados em novas redes

A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) acaba de firmar três novas parcerias comerciais, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar no Baixo Sul da Bahia. Agora, os produtos da cooperativa também podem ser encontrados no Grupo Extra, Sam’s Club e Novo Mix na região Nordeste.

Chips de banana da terra, beiju recheado de coco, farinha de mandioca, massa para tapioca e cultivos in natura como banana, aipim e abacaxi serão ofertados aos clientes das redes. Além dos novos parceiros, a Coopatan também já disponibiliza seus produtos no Atacadão, GBarbosa, Grupo Big e Cesta do Povo.

Para Juscelino Macedo, presidente da Coopatan e um dos fundadores da instituição, buscar por novos mercados é uma forma de estimular o desenvolvimento econômico na região. “Temos atualmente um quadro de 345 agricultores familiares cooperados. Apesar do contexto de crise causado pela pandemia, conseguimos não só manter nossos prazos, mas superar resultados. Isso traz confiança para o varejo. Tem sido um ano marcado por muitos desafios, mas estamos conquistando bons frutos com a produção agrícola”, afirma.

Sediada no município de Presidente Tancredo Neves, a Coopatan comemorou duas décadas de existência em 2020. Fundada por agricultores familiares em 18 de julho de 2000 com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Fundação Odebrecht, a Coopatan teve récorde de faturamento no mês de junho. Foram produzidas mais de 330 toneladas de alimentos por 136 associados, que entregaram produção no mês, o triplo do alcançado no mesmo período do ano passado, além de um faturamento récorde no primeiro semestre do ano, superior a R$ 9 milhões.

Foco nos produtores rurais

Os resultados alcançados pela Coopatan são também fruto do modo como a instituição atua junto aos produtores rurais, possibilitando não apenas o acesso a novos mercados e preços mais justos, mas também a novas tecnologias de produção e conhecimentos aplicados à realidade do campo.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a Coopatan oferece aos cooperados cursos em temas como gestão da propriedade rural e implantação de novas culturas. “A Coopatan nota a necessidade junto aos cooperados e entra em contato com o SENAR. Organizamos as pessoas que querem participar e nosso parceiro ministra o curso. Geralmente, é uma atividade com 24 horas de duração e aulas práticas e teóricas”, explica Macedo.

Durante a formação, os agricultores aprendem a registrar os custos da produção, fazer controle de caixa e também as melhores técnicas agrícolas para preparo do solo, plantio e manutenção. Além de receberem certificados, os produtores rurais podem tornar suas propriedades rurais ainda mais otimizadas. Para o cooperado Marcos Pereira, é preciso estar sempre se atualizando. “A cada dia que passa, me especializo mais para ficar na zona rural e produzir o melhor produto possível. Acredito que o campo é que transforma: quem alimenta a nação somos nós”, exemplifica o agricultor.

Cooperado no Baixo Sul da Bahia
Marcos Pereira, agricultor associado à Coopatan


 

Newsletter
Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
preload
2018 - 2020. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital