Coopatan seleciona startup em projeto de inovação

Após ação intitulada “Pitch Day”, cooperativa agrícola parceira da Fundação Odebrecht selecionou startup de São Paulo para desenvolver projeto piloto

A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) terá como aliada a startup eAgro, de São Paulo, na busca por melhorar a gestão da sua produção junto aos agricultores familiares cooperados. A escolha aconteceu logo após mais uma etapa do Ocyan Waves, iniciativa de inovação aberta da Ocyan, empresa do Grupo Odebrecht, em parceria com a Fundação Odebrecht. Intitulado Pitch Day, esse novo passo permitiu, no dia 2 de setembro, o encontro da cooperativa com três startups pré-selecionadas com o apoio da Innoscience, consultoria de inovação corporativa contratada.

Utilizando a tecnologia como forma de solucionar o desafio de gestão proposto pela Coopatan, a Innoscience filtrou sete startups que poderiam trazer sistemas inovadores para a cooperativa. Dessas sete, foram escolhidas três empresas mais aderentes ao perfil buscado pela cooperativa: além da vencedora eAgro de Ribeirão Preto, a Elysios, do Rio Grande do Sul; e PariPassu, de Santa Catarina.

Startup eAgro foi elecionada após realização do Pitch Day

Realizado em conferência virtual, o Pitch Day possibilitou que cada startup apresentasse em 15 minutos sua proposta para o desafio da cooperativa. Na sequência, os participantes – a equipe da cooperativa, da Fundação Odebrecht e da Innoscience – puderam tirar dúvidas. “Foi a primeira vez que estive presente em um Pitch Day. Pudemos ver ideias bastante inovadoras e jovens talentos mergulhados em atender aos nossos desafios. Essa é uma metodologia muito interessante e que nos permite observar diferentes soluções para o problema que levantamos”, comenta Louise Franco, responsável por Sustentabilidade na Fundação Odebrecht.

As três empresas pré-selecionadas no Pitch Day ofereceram respostas para melhorar a gestão da produção por parte dos cooperados e otimizar o rastreamento dos produtos da Coopatan. De acordo com Juscelino Macedo, presidente da cooperativa, o objetivo da instituição é levar tecnologia para o campo de forma acessível. “Nossos associados estão em suas propriedades rurais e, muitas vezes, não têm acesso fácil à internet. Queremos um sistema que possa gerir a produção de forma offline e que esteja à mão dos agricultores em seus celulares. O Pitch Day foi muito enriquecedor. Selecionamos a startup que julgamos melhor ter se adaptado à nossa filosofia de trabalho”, afirma.

A eAgro, startup de São Paulo selecionada pela Coopatan, já passou por um processo de imersão na história e rotina da cooperativa para melhor compreender seus desafios. Na sequência, se dedicou à criação de um projeto piloto que visa potencializar a rastreabilidade da produção da cooperativa e também auxiliar no processo de controles de produção e colheita junto aos agricultores familiares associados. Ao longo do mês de outubro, a empresa iniciou o desenvolvimento do piloto - um software com acesso por smartphone, computador e que funciona também no modelo offline, proporcionando o uso da ferramenta ao produtor sem acesso à internet, total ou parcialmente.

O projeto segue em acompanhamento pelas equipes da Fundação Odebrecht, Coopatan e Ocyan e está em fase de testes com 15 agricultores cooperados.

Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
2018 - 2020. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.