08h00

Conheça a história de Aleson Silva

Por meio do Tributo ao Futuro, você pode transformar a vida desse jovem. Saiba como!

Compartilhe
Tamanho do texto
Aleson é um dos adolescentes beneficiados pelo Tributo ao Futuro

Com apenas 18 anos, Aleson Silva entende a educação como essencial para toda a vida. “Meu maior sonho é ser um agricultor formado e aplicar o que aprendo no campo. Quero continuar a estudar sempre”, afirma. Aluno do 3º ano da Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), uma das escolas rurais parceiras da Fundação Odebrecht na realização do Programa Social PDCIS, Aleson já está no caminho certo para alcançar os objetivos que traçou para si.

Na propriedade onde mora com a família, no município baiano de Nilo Peçanha, o jovem cultiva banana, cacau, mandioca e, também, uma horta, fruto do seu Projeto Educativo-Produtivo (PEP), na qual planta coentrinho, alface, cebolinha, pimentão e pimenta. Para dar conta de tudo, Aleson conta que tem um grande aliado: o planejamento. “Com meu Programa de Ação (PA), consigo cumprir todas as metas”, diz.

Mesmo com a quarentena adotada para reduzir a disseminação do novo coronavírus, Aleson segue firme nos estudos, tendo aulas e orientações da CFAF com o auxílio da tecnologia. “Depois que a pandemia começou, as coisas não são mais as mesmas. Mas, ainda assim, estou sendo privilegiado por continuar estudando por meio de aulas online e pelo meu projeto da horta”, conta o jovem. “Minha rotina está quase igual a como era na CFAF, mas estou me esforçando muito para dar o meu melhor e continuar realizando minhas atividades”.

Desde o início da pandemia, Aleson explica que houve redução nas vendas dos produtos da família. “Com essa situação, não temos como trabalhar da maneira certa e não conseguimos vender com facilidade”, relata. No entanto, o jovem recebeu doações de cestas básicas e kits de higiene, realizadas pela Fundação e pelas instituições parceiras do PDCIS que, segundo Aleson, ajudaram a família a não precisar se preocupar tanto com as limitações causadas pela pandemia.
Motivado pela vontade de aprender a cultivar sempre do modo correto e adotando os manejos adequados em sua plantação, Aleson conta que já sabe qual legado deseja deixar no mundo. “Meu legado é o esforço. Desejo que, assim como eu consegui, outros jovens possam alcançar os seus sonhos”, diz.

Aleson é um dos adolescentes beneficiados pelo Tributo ao Futuro. Você pode fazer uma doação em qualquer valor para a campanha e contribuir para a formação desse jovem. Clique aqui e participe!

Newsletter
Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
preload
2018 - 2020. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital