08h31

Educação para o desenvolvimento sustentável: resultados 2020

No ano passado, 353 alunos estiveram em formação nas escolas rurais parceiras da Fundação Odebrecht

Compartilhe
Tamanho do texto
Para Larissa de Jesus, não foi difícil se adaptar à rotina
de estudos durante a pandemia

Como manter o processo formativo mesmo em um ano marcado pela pandemia da Covid-19? Nas escolas rurais parcerias da Fundação Odebrecht na execução do Programa Social PDCIS, recursos como aulas on-line, monitoramento via WhatsApp e lives foram utilizados para que o ano letivo fosse cumprido, acompanhando orientações do Governo do Estado da Bahia, dos Governos Municipais e do Conselho Estadual de Educação da Bahia na inclusão de múltiplas possibilidades de ferramentas de ensino Como resultado, 353 alunos estiveram em formação nessas escolas – as Casas Familiares – no ano de 2020.

Norteadas pelo modelo da pedagogia da alternância, as Casas Familiares, localizadas no Baixo Sul da Bhia, já tinham um processo de formação em que os estudantes passavam uma semana em tempo integral na escola e duas na propriedade das famílias, aplicando o que aprenderam, recebendo visitas de acompanhamento dos educadores e compartilhando conhecimento com as comunidades.

Durante a pandemia, no entanto, o que era feito de forma presencial passou a ser realizado on-line para seguir os protocolos de segurança e prevenção ao coronavírus. Entre os destaques do ano, estiveram em andamento 373 Projetos Educativos-Produtivos (PEPs), nos quais os jovens receberam insumos e orientações técnicas para implantação de cultivos. E, também, os adolescentes em formação realizaram 238 Ações Multiplicadoras em suas comunidades, grande parte delas virtualmente.

Larissa de Jesus, aluna da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), conta como foi possível se adaptar à rotina de estudos durante a pandemia. “Seguimos de forma remota, mas com a garantia de que estamos adquirindo todo conhecimento possível por meio da utilização de diversas plataformas digitais. Em casa, a rotina não mudou muito, pois grande parte do nosso tempo é dedicado ao trabalho na propriedade”, conta a aluna.

Continue acompanhando os canais da Fundação Odebrecht para saber mais sobre os resultados de 2020.
 

Newsletter
Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
preload
2018 - 2021. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital