Em 2018, a Fundação Odebrecht realizou, de forma inédita, a Avaliação de Impactos do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS). Conduzido por uma consultoria especializada, a JS/Brasil, o trabalho comprovou, com segurança estatística, que o programa social idealizado em 2003 e coordenado pela Fundação na região do Baixo Sul da Bahia gera transformação nos âmbitos econômico, social e ambiental para os jovens agricultores apoiados e suas famílias.
A metodologia científica adotada na Avaliação de Impactos foi a de Caso-Controle, que comparou dois grupos: o Grupo Caso, formado por beneficiários dessas instituições e o Grupo Controle, constituído por não beneficiários. Para garantir maior segurança nas informações coletadas, o grupo Controle selecionado tinha características semelhantes a dos beneficiários. O processo levou oito meses para ser concluído, com visitas a 190 propriedades rurais e mais de 300 entrevistas realizadas.
Assista ao vídeo sobre a Avaliação de Impactos do PDCIS.
Veja os principais resultados aferidos e entenda, na prática, a transformação na vida dos beneficiários do PDCIS. Uma versão completa do vídeo, com depoimentos e imagens da região do Baixo Sul da Bahia, pode ser acessada em nossa Galeria de Vídeos.
Acesse o relatório completo do estudo.
Confira publicação que apresenta o trabalho de Avaliação de Impactos do PDCIS. Saiba em detalhes aspectos como:
Conheça, abaixo, alguns dos principais resultados verificados a partir da Avaliação de Impactos:
Impactos Econômicos
Impactos Sociais
Impactos Ambientais