Programa Social

Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I)

Escola de nível Médio integrada ao curso técnico em Agronegócio, a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) foi fundada no ano de 2007. Reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, é também credenciada no Conselho Estadual de Educação da Bahia.

Localizada no município de Igrapiúna (BA), a CFR-I recebe jovens entre 14 e 19 anos da zona rural do Baixo Sul da Bahia, filhos de agricultores e com vocação para permanecer no campo. Integrante da Rede de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a escola une o conhecimento tradicional ao ensino técnico, adaptando os temas trabalhados à realidade dos estudantes e aos recursos naturais da região.

Também reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Educação da Bahia, a CFR-I tem como metodologia a Pedagogia da Alternância. Deste modo, os alunos matriculados na Casa Familiar passam uma semana em período integral na instituição, tendo aulas na sala e no campo, e duas semanas nas propriedades de suas famílias, aplicando e reaplicando o que foi aprendido, sob o acompanhamento e a orientação de monitores especializados.

Sua estrutura é composta por salas de aula, de administração e de professores, além de refeitório, laboratório de informática, biblioteca e quadra poliesportiva. Conta ainda com uma unidade da Indústria do Conhecimento - iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) que viabiliza a instalação de centros multimídia em municípios de baixa renda. Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a CFR-I fomenta nos jovens a discussão sobre temas como administração rural, cooperativismo, ética, cidadania, irrigação e manejo de solos. A Casa dispõe ainda de uma fábrica de chocolate artesanal, onde os jovens realizam o preparo do produto desde o plantio das amêndoas de cacau até a barra.

Com alunas da CFR-I, reportagem destaca força feminina no campo

No Baixo Sul da Bahia, o empoderamento feminino está chegando ao campo. Em 2018, alunas da CFR-I foram entrevistadas pelo programa Conexão Bahia, da Rede Bahia, filiada da Rede Globo, para falar sobre como se interessaram pela agricultura e contar um pouco das suas rotinas enquanto jovens produtoras rurais. Na reportagem, as estudantes relatam que, cada vez mais, as mulheres têm se interessado pelo trabalho agrícola e, como as próprias alunas da CFR-I, estão fazendo a diferença nas propriedades das suas famílias. Confira!