Programa Social

Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN)

Sediada no município de Presidente Tancredo Neves e fundada em 2002, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) é uma escola de Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Agropecuária. A instituição visa oferecer educação profissional de qualidade a jovens entre 14 e 19 anos, estimulando a permanência no campo e na agricultura familiar, de forma comprometida com o desenvolvimento de suas comunidades e da região.

Reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, a Casa Familiar promove uma união entre o conhecimento técnico e o tradicional. Integra ainda a Rede de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), trabalhando com os alunos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A formação trabalha ações educativas nas dimensões social, técnica e produtiva onde implantam hortas e cultivos focados em mandiocultura e fruticultura e têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos sobre planos de manejo, viabilidade, cálculos matemáticos de dimensões das áreas, produtividade erentabilidade. Reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Educação da Bahia, a Casa Familiar atua com base na Pedagogia da Alternância, metodologia na qual os alunos passam uma semana em período integral CFR-PTN, com aulas na sala e no campo, e duas semanas nas propriedades de suas famílias, aplicando e reaplicando aprendizados, sob o acompanhamento e a orientação de monitores especializados.

Com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os estudantes da CFR-PTN acessam técnicas que garantem maior qualidade e produtividade, desenvolvidas no Campo de Experimentação implantado pela Embrapa na Fazenda Novo Horizonte, onde funciona a Casa Familiar. Todo conhecimento é compartilhado com a comunidade, transformando estes jovens em agentes do desenvolvimento local e potenciais líderes.

Veja a história de Benivaldo Santos, ex-aluno da CFR-PTN:

Formado pela CFR-PTN, o agricultor Benivaldo dos Santos teve a sua rotina transformada pela educação. No vídeo ao lado, o ex-aluno destaca que, a partir das experiências obtidas na Casa Familiar, foi possível ter uma nova perspectiva de futuro. Na sua propriedade, ao lado da família, ele passou a trabalhar com novas técnicas compartilhadas pelos professores da escola. Confira o seu depoimento completo e veja na prática como é possível permanecer no campo com qualidade de vida.